Resumo: Artigo 35707
Difusão e Popularização da Ciência no Brasil: entrada na agenda política, de que forma? (3, 58, 74, 78, 90)
Márcia Lima, Universidade Estadual de Campinas, BrazilEdnalva Felix das Neves, IGE - UNICAMP, BrazilRenato Dagnino, Universidade Estadual de Campinas, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 211 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 23 - Chair: Irlan von Linsingen
Abstract.
A importância atribuída à temática da popularização da ciência pelo governo brasileiro tem aumentado nos últimos anos. Um indício desse crescente interesse foi a criação, em 2004, do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, alocado na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Apesar de sua estruturação recente, esse Departamento possui algumas políticas públicas em andamento e está inserido na quarta linha de ação C&T para o Desenvolvimento Social - do Plano de Ações 2007/2010 do MCT. A formulação e implementação de políticas públicas nessa área aponta para a necessidade de uma análise mais criteriosa de suas prioridades e direcionamentos, bem como, do contexto de sua entrada na agenda política ou pública nacional. Esse estudo preliminar se propõe a contribuir com a análise das políticas para popularização e difusão da C&T em curso a partir de referencias teóricos da Análise de Política, dos Estudos de Ciência Tecnologia e Sociedade (ECTS), e dos estudos sobre a Divulgação Científica, explorando questões como: De que maneira ocorreu a entrada do tema na agenda política? Quais as visões sobre popularização científica, difusão e divulgação da C&T estão implícitas e explícitas nas atuais ações do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia? Numa segunda etapa, examinaremos alguns resultados da pesquisa de Percepção Pública da C&T realizada no Brasil em 2006, com base principalmente nos ECTS e nas propostas direcionadas a Educação CTS. Essa é a única pesquisa sistemática e com abrangência nacional realizada com intuito de investigar as percepções de ciência e tecnologia da população. Uma primeira pesquisa que abordava alguns aspectos sobre a percepção pública brasileira de C&T ocorreu em 1987 com o título O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia? A imagem da C&T junto à população urbana brasileira, e foi desenvolvida pelo Instituto Gallup de Opinião Pública. Outra pesquisa, realizada em caráter exploratório e comparativo, foi feita em 2002 em parceria entre a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Essa pesquisa coletou dados de percepção pública da C&T em algumas cidades brasileiras, uruguaias, argentinas e espanholas. Finalmente, em 2007, foram divulgados os resultados da pesquisa Percepção Pública da C&T, estruturada pelo próprio Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. Essas iniciativas inconstantes de aplicação de pesquisas de percepção pública demonstram sua desconsideração como um ponto importante da agenda do MCT por um longo tempo. Em grande parte dos países desenvolvidos, as pesquisas de percepção pública da ciência são realizadas desde a década de 70 de forma sistemática. A análise da pesquisa de 2006 será utilizada na terceira etapa do artigo para complementar o estudo das ações já empreendidas pelo Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia e propostas contidas na linha de ação Popularização da C&T e Melhoria do Ensino de Ciências, do Plano de Ação 2007/2010 do MCT. Essa abordagem conjunta das políticas do Departamento e dos indicadores de percepção pública da C&T pretende contribuir para identificar fatores limitantes nas ações de popularização, que podem prejudicar a construção de um entendimento ou percepção pública da C&T mais próxima do paradigma crítico e reflexivo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade proposto pelos ECTS.